sábado, 31 de janeiro de 2009

A natureza do homem

Como é a natureza do homem? Afinal, o homem é mortal ou imortal?
Quando estudamos cuidadosamente as Escrituras, encontramos a revelação de que Deus criou o homem para conferir-lhe imortalidade, ou, em outras palavras, para viver eternamente. Mas este bem, lhe seria dado após um tempo de prova.

Como ser moral livre, isto é: dotado de livre, arbítrio, devia o homem demonstrar primeiro a disposição de obedecer ao seu Criador, de viver em harmonia com os santos princípios do governo divino. A imortalidade era, pois condicional.
Narrando os atos de Deus na criação do homem, o autor sagrado diz:
“Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e ocolocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.E lhe deu esta ordem: “De toda árvore do jardimcomerás livremente, mas da árvore do conhecimentodo bem e do mal não comerás; porque no dia em quedela comeres certamente morrerás.” Gênesis 2:15 a 17


Notemos: no dia em que comeres do fruto desta árvore morrerás. O fato de que o Criador alertou nossos primeiros pais sobre a morte revela que eles não eram imortais. Obedecer a Deus naquele ponto - uma pequena exigência - era, pois o ponto de prova. Adão e Eva não obedeceram e ficaram sujeitos à morte, mal que passou a todos nós, seus descendentes.
O que o autor sagrado relata sobre a criação do homem confirma o que estamos dizendo. Lemos em Gênesis:
“Então formou o Senhor ao homem do pó da terra,e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida,e o homem passou a ser alma vivente.”Gênesis 2:7
Como vemos, Deus empregou dois elementos: o pó da terra e o fôlego da vida. Ambos foram necessários para que o homem existisse. Podemos imaginar o corpo de Adão formado pelas mãos divinas: perfeito em cada detalhe.
Os órgãos internos e o cérebro, todos prontos para funcionar. Mas faltava vida. Então Deus soprou nas narinas do homem “o fôlego da vida”. E o resultado da união do corpo com o fôlego da vida foi diz o texto, que “o homem passou a ser alma vivente”. A tradução brasileira diz: “e o homem tornou-se um ser vivente”. A união do corpo com o fôlego da vida é que resultou numa alma, ou ser vivente. Assim, a alma vivente inclui o corpo.

Várias vezes o Sagrado Livro refere-se ao homem como mortal. No livro de Jó lemos:
“Seria porventura o mortal justo diante de Deus?” - Jó 4:17
O salmista escreveu:
“(...) Saibam as nações que não passam de mortais.”Salmo 9:20
A única vez que a palavra imortal é usada nas Escrituras é em referência a Deus. Se somente Deus possui imortalidade, segue-se que nós homens não a possuímos. Somos mortais.

No original hebraico o Antigo Testamento emprega a palavra nephesh (alma, ser vivente) 752 vezes, e a palavra ruach (espírito), 400 vezes. No original grego o Novo Testamento emprega a palavra pneuma (espírito) 385 vezes, a palavra pshuche (alma, ser vivente), 105 vezes, ou um total, para as quatro palavras, de 1642.
Em todos esses casos nenhuma dessas palavras é acompanhada da expressão imortal. Isso seria estranho se de fato a alma, ou o espírito fosse imortal.

Se as Escrituras não ensinam a imortalidade do homem, de onde veio a crença nela? O professor Le Roy From, mediante profundos estudos, escreveu o tratado A Fé Condicionalista de Nossos Pais.
E este tratado ele afirma que o postulado da imortalidade vem de conceitos das religiões étnicas da índia, da Pérsia e do Egito. Esses conceitos foram abraçados por poetas da antiga Grécia, adeptos de variados cultos e religiões de mistério. Por fim eles foram fundidos por Platão, considerado o maior dos filósofos gregos numa complexa doutrina da imortalidade da alma, com distinção entre alma e corpo, e identificação da alma com a mente.

Cerca de 150 anos antes de Cristo o postulado da imortalidade penetrou no judaísmo através de Filo, judeu filósofo de Alexandria que alegorizando o Antigo Testamento, fundiu as idéias de Platão com doutrinas do judaísmo. E cerca de 180 de nossa era, a crença na imortalidade da alma penetrou na cristandade, sendo Antenágoras, filósofo grego que abraçou o cristianismo e exercia certas funções em Alexandria, o primeiro escritor cristão a esposar a doutrina platônica da imortalidade da alma.
Essa crença passou depois a influenciar cristãos do norte da África, entre eles Tertuliano, de Cartágo; Orígenes, de Alexandria; e Agostinho, de Hipona. Por volta do ano 600 da nossa era a crença na imortalidade do homem provinda de Platão, havia se propagado entre os cristãos.

Porém a Bíblia ensina que o homem é mortal, candidato á imortalidade. O que quer dizer que a imortalidade é condicional. Se a imortalidade é condicional, que devemos fazer para alcançá-la? O precioso bem, perdido pelo pecado, é posto ao nosso alcance mediante o Salvador do pecado - o Senhor Jesus Cristo. A Escritura diz:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça,mas tenha a vida eterna.” - João 3:16
Se cremos em Cristo, se O aceitamos como nosso Salvador pessoal, somos perdoados e libertos do poder do pecado. Então, no dia final, ao voltar o Senhor para receber os vencedores, seremos vestidos da imortalidade. São do apóstolo Paulo as palavras:
“Nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos,ao ressoar a última trombeta. A trombeta soará,os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”I Coríntios 15:51 e 54
Aí está: O vencedor do pecado receberá imortalidade quando Jesus voltar.
Você deseja aceitar Jesus como Salvador e receber também a imortalidade? Abra então o seu coração e deixe Jesus habitar em você. Quem tem o Filho tem a vida.
Ore a Deus agora pedindo a Jesus que habite em você.


Texto: Pastor Neumoel Stina
Fonte: http://www.iasdtucuruvi.com.br/sermao_txt_014.html

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pessoas


No nosso dia a dia convivemos com pessoas as mais variadas possíveis... Umas nos fazem ver o quanto somos bons, justos e atenciosos; outras nos mostram que ainda podemos melhorar, ser mais amorosos, simpáticos e sem maldade. Umas nos dão a oportunidade de ajudá-las, outras nos ajudam mesmo sem saber.

O mais intrigante é que às vezes passamos dias, meses e até mesmo anos ao lado de algumas pessoas e nunca nos demos conta de seu verdadeiro papel em nossas vidas, sua importância.

Umas são como as borboletas: graciosas, encantam o ambiente em que estão, iluminam,nos ajudam a esquecer as preocupações e tristezas! São fortes para enfrentar vento e predadores apesar de suas frágeis asas... n.r.d.l.



Tem aquelas pessoas suaves... o sorriso é suave, a tristeza é leve, a força é suave e com sua suavidade chama a atenção pelo jeito simples de ser, porém encantador. Sua leveza ameaça aqueles que querem vencer apenas pela força... k.d.l.


Solidariedade. Essa é a palavra que define algumas outras pessoas. Elas são capazes de darem o que têm e dar àqueles que nada ou pouco têm. Estão sempre dispostas a se doarem, ouvirem, rirem, chorar, apoiar, cobrar, repreender, defender. Muitas vezes sem ganhar nada em troca, ou até mesmo receber a ingratidão. Mas isso não as fazem desistir de acreditar!... e.f.d.l.


Renovar é a palavra que rege a vida de outras pessoas. Elas muitas vezes se apresentam com uma armadura de conservadorismo, de velho, imutável... porém, se vc olhar bem perto e com cuidado verá que ela está em constante mudança. Aceita o novo, aprende a novidade, se interessa por coisas atuais e nunca dispensa um programa interessante. Ela se renova a cada momento, renasce... v.l.l.



Paciência. Palavrinha difícil.... (eu que o diga... como ela me falta!) Ainda bem que sou cercada por pessoas especiais que possuem muita paciência, principalmente em aceitar mudanças, em ouvir, em querer agradar a qualquer custo, de esperar sempre o momento certo, mesmo que esse momento não seja o certo para ela e sim para os outros. Pode às vezes ficar sozinha, mas porque está sendo paciente em esperar o momento certo. Paciência... t.o.m.b.


Obrigada pessoas que me cercam! A presença de vcs deixa o caminho mais fácil de andar, mais colorido e mais florido também!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O pior cego


Provérbios 1:8-9: Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma grinalda de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço.



Dizem que o amor é cego. Sempre achei que fosse a paixão, mas a cada da que passa vejo que há uma linha bem tênue entre uma e outra. É difícil dizer se está amando ou apenas apaixonada. Na verdade, muitas vezes estamos apaixonados e 'juramos' que estamos amando.

O pior é que isso vira uma obstinação. Quero dizer, a pessoa apaixonada fica tão obstinada pelo objeto desejado que enfrenta tudo e todos a fim de ficar perto um do outro. Por conta disso, não veem, não ouvem e o pior de tudo: não falam. Fazem as coisas às escondidas.... às vezes esse sentimento é tão grande que nao cabe em si e acaba deixando extravazar gotas de sentimento no ar, à alta voz, com todas as letras para quem quiser ouvir....


É sempre uma audácia de quem vive.... e uma indignação de quem assiste a isso tudo.

O que fazer para ser ouvido? O que fazer para aconselhar?

Sentimentos sem controle.




sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PACIÊNCIA



Há um ditado que diz: "Paciência é uma virtude". Concordo com ele! Exceto quando sou eu quem deve ter. Mas é tão bom pedir "mais um pouco de paciência" aos outros.... Será que é justo? Qual a capacidade de uma pessoa em se ter paciência? Por quanto tempo uma pessoa aguenta ter tanta paciência??

Esperamos tantas coisas.... Um ônibus, o salário, uma formatura, a consulta médica...

E a felicidade? E a atenção? Onde ficam? Por quanto tempo se espera por alguém? O amor supera tudo mesmo?


Segundo a Bíblia há tempo para tudo: Eclesiastes 3: 1-8 "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."

Espero não fazer alguém esperar tanto por mim até que fique esgotado, vá embora e deixe um lugar vazio em minha vida....

Por quanto tempo mais o amor terá paciência em esperar???

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Virtude é algo raro!


Para alguns a Bíblia pe fonte de inspiração, de verdade, de lição de vida. Para outros é um livro antigo, histórico. Mas algo irrefutável é que sempre possui conselhos muito bons para nossas vidas e que, apesar de existir há muitos anos, continua sempre atualizada. Vejam só essa passagem de Mateus 5: 46 e 47:



"Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?"


Incrível como conhecemos pessoas que convivem conosco e mesmo assim passam por nós e ignoram como se não existíssemos. E se as cumprimentamos ficamos sem graça por sermos ignorados... É triste, decepcionante....



Porém, essa pessoa que se acha tão melhor que as outras a ponto de achar que perderá seu "rico" tempo em responder um simples "oi" ou "bom dia" é na verdade medíocre, pois ainda não aprendeu um lição bem simples passada há séculos pelos sábios e desde pequenos pelos avós e pais: amor ao próximo! E sabe o que isso significa? RESPEITO!


Apesar de difícil, acho que não devemos nos abalar por essas pessoas tão pobres de espírito! Devemos nos alegrar porque já aprendemos pelo menos 1% do que é ser gente e gente com caráter, dignidade e respeito ao próximo.


Isso não nos torna muito melhor do que elas?

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Uma luz no fim do túnel!!


Gente, graças a Deus que existe namorado!!! Principalmente quando eles são bonzinhos, não?!

Depois da revolta de ontem sobre não ter o que fazer, arrastei meu namorado ao MASP (sp) para ver as telas de Cândido Portinari, aliás, arrastei mesmo, porque durante a
exposição tive que ouvir alguns comentários sobre as telas de Miró!!!
Tudo a ver né, né?! Miró : Portinari.....
Enfim... para quem tiver
oportunidade vale a pena ir, principalmente às terça-feiras porque
é de graça. Para quem gosta de arte, vai aí embaixo uma canjinha pra vocês....

P.S.: O dia continuou nublado! Pelo menos né?! Imagina se eu vou pro centro da cidade e faz o maior sol?! rss...


segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Férias?!

Não é engraçado como a gente passa o ano todo pensando nas benditas férias de verão, quando então teremos pelo menos 30 longos (não tão longos assim) dias de férias, com muito sol, amigos por perto, a família em volta, festas de fim de ano, praia, piscina, sorvete, cinema, shopping, revistas que durante o ano você não se permite ler por achar perda de tempo e por também achar que essa leitura é subestimar sua inteligência, ver os filmes que escaparam de sua visita ao cinema, inventar moda com suas roupas que já faz um tempão que não usa mas tem pena de jogar fora....



Aí... você recebe a seguinte notícia pela internet (que aliás tem ficado ligada 24 horas em busca de alguma coisa que chame a atenção!): "Hoje o dia permaneceu encoberto com tempo fechado, chuva leve e garoa intermitente .... em função da grande cobertura de nuvens e dos ventos únidos ... ar mais frio ... temperatura máxima não ultrapassou 20°C" (http://www.blogger.com/www.cgesp.com.br/noticias.php?id=1326/)


Soma-se a isso o fato de toda sua família estar trabalhando, seus amigos em intercâmbio em lugares muito mais interessantes que a sala da sua casa...


Bem, eu não chamaria isso de férias apenas pelo fato de estar em casa sem fazer nada... enfim... pensando bem.... é melhor aproveitar mesmo que esteja frio e com chuva, porque essa mamata tem dia e hora pra acabar!! O jeito é tomar um chocolate quente e comer um pão de queijo!




Para mente, corpo e alma. Tudo de um Cassis com um pouco de limão.



Depois de 26 (ok, quase 27) anos no anonimato, decidi postar algumas coisas que passam nessa cabecinha de Cassis que sempre acaba recebendo algumas gotas de limão.



Sei lá, algo que realmente fosse minha cara, nada padronizado como as comunidades de Orkut....



Decidi colocar em algum lugar alguns pensamentos sem a obrigatoriedade de tentar ser legal, sem máscaras, porém com muita personalidade e princípios!






Seja bem-vindo ao meu blog!